Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
As faixas de frequências para comunicação com satélites são usualmente divididas em bandas de frequência. Em uma dessas bandas, o sinal normalmente sofre mais perdas e interferências por condições atmosféricas severas, como chuvas fortes.
No entanto, essa banda, por operar na faixa entre 27 e 40GHz (downlink), possibilita taxas de transmissão mais altas.
Essa banda de frequências é:
A -
B -
C -
D -
E -
Uma estação terrena enxerga um satélite em uma posição fixa e constante. Tal satélite percorre uma órbita circular equatorial com velocidade de 11054km/h.
Sabendo que o raio médio da Terra é de 6370km e que a velocidade angular de rotação da Terra é de 0,264rad/h, assinale a opção que indica o valor que mais se aproxima da órbita do satélite em relação à superfície da Terra.
Deseja-se implementar em um sistema de comunicações uma técnica de codificação de informação que consiste no envio de uma palavra código de 5 bits que representa 2 bits de mensagem, conforme tabela abaixo.
Se uma palavra código é recebida com erros de transmissão, escolhe-se, durante o processo de decodificação, a palavra código com a menor distância Hamming da palavra código recebida.
Durante a comunicação de um octeto, o receptor recebeu o seguinte trem de bits 11001001110111011010.
O valor transmitido, em decimal, foi igual a
218.
150.
27.
159.
168.
O esquema de modulação empregado em um sistema de comunicações pode ser linear ou não-linear. O princípio da superposição estabelece que toda modulação linear satisfaz aos princípios de aditividade (f(m1 + m2) = f (m1) + f (m2)) e homogeneidade (f (cm) = cf (m)), onde f é o processo de modulação, m1 e m2 são os sinais modulantes e c é um escalar.
São esquemas de modulação linear:
AM/DSB e FM.
FM e BPSK.
QPSK e 16-QAM.
AM/DSB e QPSK.
FM e 16-QAM.
O teorema da capacidade de Hartley-Shannon estima a capacidade teórica máxima de transmissão na presença de ruído gaussiano aditivo branco. A capacidade de um canal, em bps, é dada por C = W log2 onde W é a largura de banda do canal, S é a potência média do sinal e N é a potência média de ruído.
Deseja-se definir a relação energia de bit por densidade de ruído (Eb/No) para transmitir a uma taxa de dados de 2Mbps utilizando uma largura de banda igual a 2MHz.
A Eb/No mínima necessária para este cenário é igual a
-1dB.
1dB.
0dB.
10dB.
20dB.