Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
A -
B -
C -
D -
E -
A antena do subsistema de TT&C a bordo desempenha um papel fundamental ao garantir que o satélite seja acessado pela Estação Terrena nas fases críticas do lançamento e do posicionamento em órbita.
São requisitos desejáveis de uma antena do subsistema de TT&C:
O subsistema de telemetria, telecomando e rastreamento (Tracking, Telemetry and Command - TT&C) é o responsável por gerenciar o satélite durante todo seu ciclo de vida.
As atividades de telemetria envolvem
Um sistema hipotético de Tone Ranging (medida de distância de satélites por tons) efetua a medida de distância de um satélite a partir do tempo total de viagem de ida e volta do sinal transmitido pela estação terrestre ao satélite. O sinal transmitido é um tom com frequência fixa f modulando em AM a portadora do sistema de telemetria. O tempo total de viagem é calculado a partir da comparação da fase do sinal transmitido e recebido pela estação terrestre. O sistema deverá ser utilizado para o monitoramento de satélites a 20000km de altitude e o tempo de processamento do sinal pelo satélite é desprezível.
Sabendo-se que a velocidade da luz é igual a 3 × 108m/s, a frequência máxima f do tom para que não haja ambiguidade da altitude é, aproximadamente, igual a
30MHz.
15MHz.
7,5MHz
15kHz.
7,5kHz.
Deseja-se determinar a velocidade radial de um satélite em baixa órbita a partir da comparação da frequência do sinal transmitido por uma estação terrestre (f1) e da frequência do sinal recebido pelo satélite (f2).
Sabendo-se que, em um determinado instante, f1 = 18GHz e f2 = 18.000.144kHz, a velocidade radial do satélite é, aproximadamente, igual a
3000m/s.
2400m/s.
1800m/s.
1500m/s.
1440m/s.