Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
Em uma empresa hipotética, a equipe de manutenção recebeu uma ordem de serviço para executar o aterramento de um motor instalado no setor de usinagem.
A solução adotada pela equipe foi conectar um cabo no conector neutro da rede e conectar esse cabo na carcaça do motor.
Com base nos tipos de sistema de aterramento existentes, o tipo usado como solução na situação apresentada é o
A -
B -
C -
D -
E -
A equipe de manutenção de uma empresa hipotética realizará a medição anual do sistema de aterramento dos Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
Para realizar a manutenção na data correta, a equipe deverá pedir ao almoxarifado o material necessário à execução do serviço.
O instrumento necessário para realizar a medição da resistência de terra do sistema de aterramento dos SPDA é o
Um transformador de força de um sistema de distribuição hipotético, conectado na configuração ??, é constituído por um banco de transformadores monofásicos com as seguintes características:
• Tensão nominal do lado de alta tensão: 105 KV;
• Tensão nominal do lado de baixa tensão: 1,5 kV;
• Potência aparente do transformador monofásico: 45 kVA.
Em função de um problema no sistema, um dos transformadores do banco foi retirado de operação e o operador do sistema teve que desligar algumas cargas de modo que o sistema continuasse a operação atendendo às cargas essenciais.
Diante do exposto, após a ocorrência da falha, a máxima corrente de linha do lado de baixa tensão do transformador trifásico, em A, será
5.
10.
10v3.
30.
30v3.9
Um transformador de corrente (TC) ideal, com relação de transformação 50/5, será usado no sistema de medição da potência ativa de uma carga, alimentada em 220V.
No wattímetro, a tensão na bobina de potencial é 220 cos (377 t) V e a corrente na bobina de potencial é 4 cos (377 t – 60º )A.
Diante do exposto, a potência ativa na carga, em W, é, aproximadamente,
Para a instalação de um sistema de automação em uma empresa, faz-se necessário obter o sinal de tensão de um determinado equipamento para que o dispositivo de controle possa processar os dados da automação.
Para obter esse sinal de tensão, será usado um transformador de potencial (TP), com relação de transformação 5000/100.
Durante o comissionamento do sistema de automação, verificou-se que a tensão no secundário do TP era 95 V e que o valor real da tensão a ser empregado no sistema de automação era 4200 V.
Diante do exposto, o erro de relação em valores percentuais do TP é, aproximadamente,