Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
A -
B -
C -
D -
E -
Um equipamento elétrico de 8.000W, fator de potência de 0,8 e 200V é alimentado por meio de um circuito terminal de 40 m de comprimento. O condutor utilizado neste circuito possui uma queda de tensão unitária de 10V/(A.km).
A queda de tensão efetiva neste circuito, em valores percentuais, é
A fase de um circuito que alimenta um equipamento elétrico entrou em contato com o chassi desse equipamento. O esquema de aterramento utilizado na instalação é o TN-S. A configuração da fonte de alimentação é estrela com nível de tensão de linha igual a 380 V.
Sabendo-se que este equipamento é alimentado por duas fases, a máxima tensão de contato, em V, que pode recair no usuário quanto ele toca no chassi do equipamento, é
Um quadro de média tensão de 15kV sofre um curto-circuito fase-terra em seu barramento. A tensão de pré-falta no barramento era de 12,75kV. O somatório das impedâncias de sequências positiva, negativa e zero vistas do ponto da falta são iguais a 0,25pu.
Considerando que a tensão e a potência de bases são iguais a 15kV e 200kVA, o barramento desse quadro deve suportar, para esse curto-circuito e no tempo correspondente à abertura da proteção, uma corrente elétrica, em Ampères, de
Um sistema de para-raios é instalado em uma área plana e aberta, onde circulam pessoas. Esse sistema é composto por quatro captores em linha, sustentados por hastes a uma distância igual a d. Da segunda e terceira hastes, existem mais dois captores, uma de cada lado e perpendicularmente à linha das quatro hastes originais, também sustentadas por hastes a uma distância d da segunda e da terceira haste. O método utilizado para este projeto foi o da esfera rolante. A esfera, se colocada em uma posição simétrica, entre duas hastes da linha das quatro hastes iniciais, toca exatamente em um seguimento de reta que liga o topo das duas hastes que passa pelo centro da esfera.
Para que haja uma proteção efetiva às pessoas que circulam no local, o projetista considerou uma altura mínima de proteção de 3 metros do solo.
Dado: d = 8 metros
Nessa condição, a altura das hastes deve ser de