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Total de Questões Encontradas: 6.422 de 252.126
Exibindo: Página 10 de 1.285

Questão: 46 / QT-179046
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Ela nasceu lesma, vivia no meio das lesmas, mas não estava satisfeita com sua condição. Não passamos de criaturas desprezadas, queixava-se. Só somos conhecidas por nossa lentidão. O rastro que deixaremos na História será tão desprezível quanto a gosma que marca nossa passagem pelos pavimentos.

A esta frustração correspondia um sonho: a lesma queria ser como aquele parente distante, o escargot. O simples nome já a deixava fascinada: um termo francês, elegante, sofisticado, um termo que as pessoas pronunciavam com respeito e até com admiração. Mas, lembravam as outras lesmas, os escargots são comidos, enquanto nós pelo menos temos chance de sobreviver. Este argumento não convencia a insatisfeita lesma, ao contrário: preferiria exatamente terminar sua vida desta maneira, numa mesa de toalha adamascada, entre talheres de prata e cálices de cristal. Assim como o mar é o único túmulo digno de um almirante batavo, respondia, a travessa de porcelana é a única lápide digna dos meus sonhos.

SCLIAR, M. Sonho de lesma. In: ABREU, C. F. et al. A prosa do mundo. São Paulo: Global, 2009.


Incorporando o devaneio da personagem, o narrador compõe uma alegoria que representa o anseio de

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rejeitar metas de superação de desafios.

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restaurar o estado de felicidade pregressa.

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materializar expectativas de natureza utópica.

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rivalizar com indivíduos de condição privilegiada.

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valorizar as experiências hedonistas do presente.


Questão: 47 / QT-179047
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

A ciência do Homem-Aranha

Muitos dos superpoderes do querido Homem-Aranha de fato se assemelham às habilidades biológicas das aranhas e são objeto de estudo para produção de novos materiais.

O “sentido-aranha” adquirido por Peter Parker funciona quase como um sexto sentido, uma espécie de habilidade premonitória e, por isso, soa como um mero elemento ficcional. No entanto, as aranhas realmente têm um sentido mais aguçado. Na verdade, elas têm um dos sistemas sensoriais mais impressionantes da natureza.

Os pelos sensoriais das aranhas, que estão espalhados por todo o corpo, funcionam como uma forma muito boa de perceber o mundo e captar informações do ambiente. Em muitas espécies, esse tato por meio dos pelos tem papel mais importante que a própria visão, uma vez que muitas aranhas conseguem prender e atacar suas presas na completa escuridão. E por que os pelos humanos não são tão eficientes como órgãos sensoriais como os das aranhas? Primeiro, porque um ser humano tem em média 60 fios de pelo em cada cm² do corpo, enquanto algumas espécies de aranha podem chegar a ter 40 mil pelos por cm²; segundo, porque cada pelo das aranhas possui até 3 nervos para fazer a comunicação entre a sensação percebida e o cérebro, enquanto nós, seres humanos, temos apenas 1 nervo por pelo.

Disponível em: http://cienciahoje.org.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado).


Como estratégia de progressão do texto, o autor simula uma interlocução com o público leitor ao recorrer à

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revelação do “sentido-aranha” adquirido pelo super- -herói como um sexto sentido.

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caracterização do afeto do público pelo super-herói marcado pela palavra “querido”.

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comparação entre os poderes do super-herói e as habilidades biológicas das aranhas.

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pergunta retórica na introdução das causas da eficiência do sistema sensorial das aranhas.

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comprovação das diferenças entre a constituição física do homem e da aranha por meio de dados numéricos.


Questão: 48 / QT-179048
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Imagem associada para 
resolução da questão


O texto tem o formato de uma carta de jogo e apresenta dados a respeito de Marcelo Gleiser, premiado pesquisador brasileiro da atualidade. Essa apresentação subverte um gênero textual ao

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vincular áreas distintas do conhecimento.

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evidenciar a formação acadêmica do pesquisador.

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relacionar o universo lúdico a informações biográficas.

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especificar as contribuições mais conhecidas do pesquisador.

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destacar o nome do pesquisador e sua imagem no início do texto.


Questão: 49 / QT-179049
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Toca a sirene na fábrica,

e o apito como um chicote

bate na manhã nascente

e bate na tua cama

no sono da madrugada.

Ternuras da áspera lona

pelo corpo adolescente.

É o trabalho que te chama.

Às pressas tomas o banho,

tomas teu café com pão,

tomas teu lugar no bote

no cais do Capibaribe.

Deixas chorando na esteira

teu filho de mãe solteira.

Levas ao lado a marmita,

contendo a mesma ração

do meio de todo o dia,

a carne-seca e o feijão.

De tudo quanto ele pede

dás só bom-dia ao patrão,

e recomeças a luta

na engrenagem da fiação.

MOTA, M. Canto ao meio. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1964.


Nesse texto, a mobilização do uso padrão das formas verbais e pronominais

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ajuda a localizar o enredo num ambiente estático.

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auxilia na caracterização física do personagem principal.

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acrescenta informações modificadoras às ações dos personagens.

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alterna os tempos da narrativa, fazendo progredir as ideias do texto.

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está a serviço do projeto poético, auxiliando na distinção dos referentes.


Questão: 50 / QT-179050
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Irerê, meu passarinho do sertão do Cariri,

Irerê, meu companheiro,

Cadê viola? Cadê meu bem? Cadê Maria?

Ai triste sorte a do violeiro cantadô!

Ah! Sem a viola em que cantava o seu amô,

Ah! Seu assobio é tua flauta de irerê:

Que tua flauta do sertão quando assobia,

Ah! A gente sofre sem querê!

Ah! Teu canto chega lá no fundo do sertão,

Ah! Como uma brisa amolecendo o coração,

Ah! Ah!

Irerê, solta teu canto!

Canta mais! Canta mais!

Prá alembrá o Cariri!

VILLA-LOBOS, H. Bachianas Brasileiras n. 5 para soprano e oito violoncelos (1938-1945). Disponível em: http://euterpe.blog.br. Acesso em: 23 abr. 2019.


Nesses versos, há uma exaltação ao sertão do Cariri em uma ambientação linguisticamente apoiada no (a)

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uso recorrente de pronomes.

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variedade popular da língua portuguesa.

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referência ao conjunto da fauna nordestina.

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exploração de instrumentos musicais eruditos.

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predomínio de regionalismos lexicais nordestinos.



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