Skip to main content

Dados para busca de Questões

Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.



Total de Questões Encontradas: 6.422 de 252.126
Exibindo: Página 195 de 1.285

Questão: 971 / QT-179971
Ano: 2008
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio, prova amarela
Disciplina: Literatura
São Paulo vai se recensear. O governo quer saber quantas pessoas governa. A indagação atingirá a fauna e a flora domesticadas. Bois, mulheres e algodoeiros serão reduzidos a números e invertidos em estatísticas. O homem do censo entrará pelos bangalôs, pelas pensões, pelas casas de barro e de cimento armado, pelo sobradinho e pelo apartamento, pelo cortiço e pelo hotel, perguntando:

— Quantos são aqui?
Pergunta triste, de resto. Um homem dirá:
— Aqui havia mulheres e criancinhas. Agora, felizmente, só há pulgas e ratos.
E outro:
— Amigo, tenho aqui esta mulher, este papagaio, esta sogra e algumas baratas. Tome nota dos seus nomes, se quiser. Querendo levar todos, é favor... (...)
E outro:
— Dois, cidadão, somos dois. Naturalmente o sr. não a vê. Mas ela está aqui, está, está! A sua saudade jamais sairá de meu quarto e de meu peito!

Rubem Braga. Para gostar de ler. v. 3. São Paulo: Ática, 1998, p. 32-3 (fragmento).

O fragmento acima, em que há referência a um fato sócio-histórico — o recenseamento —, apresenta característica marcante do gênero crônica ao

-

expressar o tema de forma abstrata, evocando imagens e buscando apresentar a idéia de uma coisa por meio de outra.

-

manter-se fiel aos acontecimentos, retratando os personagens em um só tempo e um só espaço.

-

contar história centrada na solução de um enigma, construindo os personagens psicologicamente e revelando-os pouco a pouco.

-

evocar, de maneira satírica, a vida na cidade, visando transmitir ensinamentos práticos do cotidiano, para manter as pessoas informadas.

-

valer-se de tema do cotidiano como ponto de partida para a construção de texto que recebe tratamento estético.


Questão: 972 / QT-179972
Ano: 2008
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio, prova amarela
Disciplina: Filosofia
A Peste Negra dizimou boa parte da população européia, com efeitos sobre o crescimento das cidades O conhecimento médico da época não foi suficiente para conter a epidemia. Na cidade de Siena, Agnolo di Tura escreveu: “As pessoas morriam às centenas, de dia e de noite, e todas eram jogadas em fossas cobertas com terra e, assim que essas fossas ficavam cheias, cavavam-se mais. E eu enterrei meus cinco filhos com minhas próprias mãos (...) E morreram tantos que todos achavam que era o fim do mundo.”

Agnolo di Tura. The Plague in Siena: An Italian Chronicle. In: William M. Bowsky. Th Black Death: a turning point in history? New York: HRW, 1971 (com adaptações

O testemunho de Agnolo di Tura, um sobrevivente da Peste Negra, que assolou a Europa durante parte do século XIV, sugere que

-

o flagelo da Peste Negra foi associado ao fim dos tempos.

-

a Igreja buscou conter o medo da morte, disseminando o saber médico.

-

a impressão causada pelo número de mortos não foi tão forte, porque as vítimas eram poucas e identificáveis.

-

houve substancial queda demográfica na Europa no período anterior à Peste.

-

o drama vivido pelos sobreviventes era causado pelo fato de os cadáveres não serem enterrados.


Questão: 973 / QT-179973
Ano: 2008
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio, prova amarela
Disciplina: Geografia

A figura abaixo apresenta dados percentuais que
integram os Indicadores Básicos para a Saúde, relativos às
principais causas de mortalidade de pessoas do sexo
masculino.

Imagem 045.jpg

Com base nos dados, conclui-se que

-

a proporção de mortes por doenças isquêmicas do coração é maior na faixa etária de 30 a 59 anos que na faixa etária dos 60 anos ou mais.

-

pelo menos 50% das mortes na faixa etária de 15 a 29 anos ocorrem por agressões ou por causas externas de intenção indeterminada.

-

as doenças do aparelho circulatório causam, na faixa etária de 60 anos ou mais, menor número de mortes que as doenças do aparelho respiratório.

-

uma campanha educativa contra o consumo excessivo de bebidas alcoólicas teria menor impacto nos indicadores de mortalidade relativos às faixas etárias de 15 a 59 anos que na faixa etária de 60 anos ou mais.

-

o Ministério da Saúde deve atuar preferencialmente no combate e na prevenção de doenças do aparelho respiratório dos indivíduos na faixa etária de 15 a 59 anos.


Questão: 974 / QT-179974
Ano: 2008
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio, prova amarela
Disciplina: Sociologia

A figura abaixo apresenta dados percentuais que
integram os Indicadores Básicos para a Saúde, relativos às
principais causas de mortalidade de pessoas do sexo
masculino.

Imagem 045.jpg

O limite de concentração de álcool etílico no sangue estabelecido para os motoristas revela que a nova legislação brasileira de trânsito é uma das mais rígidas do mundo. Apesar dos aspectos polêmicos, a "lei seca" pode mudar substancialmente os indicadores de mortalidade, particularmente no que se refere a

-

gripe e pneumonia.

-

doenças do aparelho urinário.

-

acidentes vasculares cerebrais.

-

doenças sexualmente transmissíveis.

-

agressões e acidentes de trânsito.


Questão: 975 / QT-179975
Ano: 2008
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio, prova amarela
Disciplina: Sociologia

A vida na rua como ela é

O Ministério do Desenvolvimento Social e
Combate à Fome (MDS) realizou, em parceria com a ONU,
uma pesquisa nacional sobre a população que vive na rua,
tendo sido ouvidas 31.922 pessoas em 71 cidades
brasileiras. Nesse levantamento, constatou-se que a
maioria dessa população sabe ler e escrever (74%), que
apenas 15,1% vivem de esmolas e que, entre os
moradores de rua que ingressaram no ensino superior,
0,7% se diplomou. Outros dados da pesquisa são
apresentados nos quadros abaixo.

Imagem 046.jpg

As informações apresentadas no texto são suficientes para se concluir que

-

as pessoas que vivem na rua e sobrevivem de esmolas são aquelas que nunca estudaram.

-

as pessoas que vivem na rua e cursaram o ensino fundamental, completo ou incompleto, são aquelas que sabem ler e escrever.

-

existem pessoas que declararam mais de um motivo para estarem vivendo na rua.

-

mais da metade das pessoas que vivem na rua e que ingressaram no ensino superior se diplomou.

-

as pessoas que declararam o desemprego como motivo para viver na rua também declararam a decepção amorosa.



pub03

Estratégia Concursos - Estude com quem mais aprova em concursos Públicos!
Assinatura Jurídica Vitalícia: o ÚLTIMO investimento da sua vida!
Depois de 2 longos anos de espera, ela está de volta…
A oportunidade histórica de fazer o ÚLTIMO investimento da sua vida para estudar para concursos jurídicos.


Saiba mais - Clique para informações e valores deste Curso
Ao adquirir o curso por este link você estará ajudando o site VagasApp

Skip to main content