Skip to main content

Dados para busca de Questões

Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.



Total de Questões Encontradas: 6.422 de 252.126
Exibindo: Página 5 de 1.285

Questão: 21 / QT-179021
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Ed Mort só vai


Mort. Ed Mort. Detetive particular. Está na plaqueta. Tenho um escritório numa galeria de Copacabana entre um fliperama e uma loja de carimbos. Dá só para o essencial, um telefone mudo e um cinzeiro. Mas insisto numa mesa e numa cadeira. Apesar do protesto das baratas. Elas não vencerão. Comprei um jogo de máscaras. No meu trabalho o disfarce é essencial. Para escapar dos credores. Outro dia entrei na sala e vi a cara do King Kong andando pelo chão. As baratas estavam roubando as máscaras. Espisoteei meia dúzia. As outras atacaram a mesa. Consegui salvar a minha Bic e o jornal. O jornal era novo, tinha só uma semana. Mas elas levaram a agenda. Saí ganhando. A agenda estava em branco. Meu último caso fora com a funcionária do Erótica, a primeira ótica da cidade com balconista topless. Acabara mal. Mort. Ed Mort. Está na plaqueta.

VERISSIMO, L. F. Ed Mort: todas as histórias. Porto Alegre: L&PM, 1997 (adaptado).


Nessa crônica, o efeito de humor é basicamente construído por uma

-

segmentação de enunciados baseada na descrição dos hábitos do personagem.

-

ordenação dos constituintes oracionais na qual se destaca o núcleo verbal.

-

estrutura composicional caracterizada pelo arranjo singular dos períodos.

-

sequenciação narrativa na qual se articulam eventos absurdos.

-

seleção lexical na qual predominam informações redundantes.


Questão: 22 / QT-179022
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Imagem associada para resolução da questão


De acordo com esse infográfico, as redes sociais estimulam diferentes comportamentos dos usuários que revelam

-

exposição exagerada dos indivíduos.

-

comicidade ingênua dos usuários.

-

engajamento social das pessoas.

-

disfarce do sujeito por meio de avatares.

-

autocrítica dos internautas.


Questão: 23 / QT-179023
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

O que é software livre


Software livre é qualquer programa de computador construído de forma colaborativa, via internet, por uma comunidade internacional de desenvolvedores independentes. São centenas de milhares de hackers, que negam sua associação com os “violadores de segurança”. Esses desenvolvedores de software se recusam a reconhecer o significado pejorativo do termo e continuam usando a palavra hacker para indicar “alguém que ama programar e que gosta de ser hábil e engenhoso”. Além disso, esses programas são entregues à comunidade com o código fonte aberto e disponível, permitindo que a ideia original possa ser aperfeiçoada e devolvida novamente à comunidade. Nos programas convencionais, o código de programação é secreto e de propriedade da empresa que o desenvolveu, sendo quase impossível decifrar a programação.

O que está em jogo é o controle da inovação tecnológica. Software livre é uma questão de liberdade de expressão e não apenas uma relação econômica. Hoje existem milhares de programas alternativos construídos dessa forma e uma comunidade de usuários com milhões de membros no mundo.

BRANCO, M. Software livre e desenvolvimento social e económico. In: CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (Org). A sociedade em rede: do conhecimento à acção política. Lisboa: Imprensa Nacional, 2005 (adaptado).


A criação de softwares livres contribui para a produção do conhecimento na sociedade porque

-

democratiza o acesso a produtos construídos coletivamente.

-

complexifica os sistemas operacionais disponíveis no mercado.

-

qualifica um maior número de pessoas para o uso de tecnologias.

-

possibilita a coleta de dados confidenciais para seus desenvolvedores.

-

insere profissionalmente os hackers na área de inovação tecnológica.


Questão: 24 / QT-179024
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

Expostos na web desde a gravidez


Mais da metade das mães e um terço dos pais ouvidos em uma pesquisa sobre compartilhamento paterno em mídias sociais discutem nas redes sociais sobre a educação dos filhos. Muitos são pais e mães de primeira viagem, frutos da geração Y (que nasceu junto com a internet) e usam esses canais para saberem que não estão sozinhos na empreitada de educar uma criança. Há, contudo, um risco no modo como as pessoas estão compartilhando essas experiências. É a chamada exposição parental exagerada, alertam os pesquisadores.

De acordo com os especialistas no assunto, se você compartilha uma foto ou vídeo do seu filho pequeno fazendo algo ridículo, por achar engraçadinho, quando a criança tiver seus 11, 12 anos, pode se sentir constrangida. A autoconsciência vem com a idade.

A exibição da privacidade dos filhos começa a assumir uma característica de linha do tempo e eles não participaram da aprovação ou recusa quanto à veiculação desses conteúdos. Assim, quando a criança cresce, sua privacidade pode já estar violada.

OTONI, A. C. O Globo, 31 mar. 2015 (adaptado).


Sobre o compartilhamento parental excessivo em mídias sociais, o texto destaca como impacto o (a)

-

interferência das novas tecnologias na comunicação entre pais e filhos.

-

desatenção dos pais em relação ao comportamento dos filhos na internet.

-

distanciamento na relação entre pais e filhos provocado pelo uso das redes sociais.

-

fortalecimento das redes de relações decorrente da troca de experiências entre as famílias.

-

desrespeito à intimidade das crianças cujas imagens têm sido divulgadas nas redes sociais.


Questão: 25 / QT-179025
Ano: 2019
Banca: INEP
Órgão: ENEM
Cargo: Exame Nacional do Ensino Médio - Primeiro Dia e Segundo Dia
Disciplina: Português

O projeto DataViva consiste na oferta de dados oficiais sobre exportações, atividades econômicas, localidades e ocupações profissionais de todo o Brasil. Num primeiro momento, o DataViva construiu uma ferramenta que permitia a análise da economia mineira embasada por essa perspectiva metodológica complexa e diversa. No entanto, diante das possibilidades oferecidas pelas bases de dados trabalhadas, a plataforma evoluiu para um sistema mais completo. De maneira interativa e didática, o usuário é guiado por meio das diversas formas de navegação dos aplicativos. Além de informações sobre os produtos exportados, bem como acerca do volume das exportações em cada um dos estados e municípios do País, em poucos cliques, o interessado pode conhecer melhor o perfil da população, o tipo de atividade desenvolvida, as ocupações formais e a média salarial por categoria.

MANTOVANI, C. A. Guardião de informações. Minas faz Ciência, n. 58, jun.- jul.-ago. 2014 (adaptado).


Entre as novas possibilidades promovidas pelo desenvolvimento de novas tecnologias, o texto destaca a

-

auditoria das ações de governo.

-

publicidade das entidades públicas.

-

obtenção de informações estratégicas.

-

disponibilidade de ambientes coletivos.

-

comunicação entre órgãos administrativos.



Skip to main content