Atenção: Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
Não é obrigatório preencher todos os campos para executar a Pesquisa.
O exame de urina de um paciente de trinta anos de idade, previamente hígido, sem outras comorbidades, sem queixas urinárias, mostrou a presença de hemácias. O paciente foi encaminhado ao nefrologista para investigação de hematúria microscópica.
Tendo como referência esse caso clínico, julgue o item que se segue.
O padrão-ouro para o diagnóstico de hematúria microscópica é a análise de fita reagente em amostra simples de urina.
C -
E -
Na avaliação da hematúria microscópica, o parâmetro indicativo de hematúria de origem glomerular é a presença concomitante de proteinúria, de cilindros hemáticos e de dismorfismo eritrocitário.
A hematúria de origem glomerular é representada, no exame microscópico, por hemácias uniformes, sem variação de tamanho e com biconvexidade da membrana preservada, o que é denominado dismorfismo eritrocitário.
Entre adultos não idosos com hematúria persistente de origem glomerular, os diagnósticos mais frequentes são de nefropatia por IgA, de doença da membrana basal fina e de nefrite hereditária.
Com relação à injúria renal aguda em pacientes com câncer, julgue o item subsecutivo.
Os fatores de risco para desenvolvimento de injúria renal aguda em pacientes com câncer incluem sepse, lesão renal direta devido a câncer primário, distúrbios metabólicos e efeitos nefrotóxicos dos medicamentos quimioterápicos.