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Total de Questões Encontradas: 2.833 de 252.126
Exibindo: Página 9 de 567

Questão: 41 / QT-402495
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: TJ-AM
Cargo: Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia
Sobre o conceito de zona de desenvolvimento proximal, analise as afirmativas a seguir. I. A educação e o ensino podem esperar, simplesmente, pela maturação das funções psíquicas, assim como ocorre com todo o desenvolvimento socioafetivo e cognitivo do aluno. II. O conceito de zona de desenvolvimento proximal corresponde à distância entre os níveis de desenvolvimento real e potencial, o que faz com que a atuação pedagógica ganhe importância. III. O papel do professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos escolares é enfatizado, pois valoriza a capacidade de a criança aprender mediante ajuda. Assinale:

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se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

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se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

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se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

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se somente a afirmativa III estiver correta.

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se somente a afirmativa II estiver correta.


Questão: 42 / QT-402496
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: TJ-AM
Cargo: Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia
Com base no interacionismo sócio histórico de Vygotsky, analise as afirmativas abaixo: I. O bom ensino é o que se adianta ao desenvolvimento II. Os processos de desenvolvimento podem ser favorecidos pelas experiências de aprendizagem, nas quais o professor é o grande mediador. III. O estudo da linguagem e do pensamento ocupa lugar de destaque nas suas teorizações, por serem funções psíquicas consideradas como constituidoras do sujeito. Assinale:

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se somente a afirmativa I estiver correta.

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se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

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se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.

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se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

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se todas as afirmativas estiverem corretas.


Questão: 43 / QT-402497
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: TJ-AM
Cargo: Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia
A nova perspectiva da Didática assume a multidimensionalidade do processo de ensino-aprendizagem, que deve abarcar a técnica e o contexto social, político e econômico. Com relação ao fragmento acima, assinale a afirmativa correta.

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Desvincula o ensino de suas finalidades sociais.

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Tenta superar a dicotomia entre a dimensão política e a dimensão técnica do papel da didática.

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Defende a perspectiva instrumental em detrimento da perspectiva política.

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Valoriza a técnica didática no aprendizado do aluno.

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Valoriza a didática como conjunto de ideias e métodos, privilegiando a dimensão técnica do processo de ensino.


Questão: 44 / QT-402498
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: TJ-AM
Cargo: Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia
O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é composto por duas avaliações complementares entre si: a Avaliação Nacional da Educação Básica e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (conhecida como Prova Brasil), ambas realizadas a cada dois anos, quando são aplicadas provas de Língua Portuguesa e de Matemática. Assinale a alternativa que apresenta as principais diferenças entre as duas Avaliações Nacionais.

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A primeira avalia os estudantes da Educação Básica de todas as modalidades de ensino e a segunda avalia apenas o rendimento escolar dos alunos.

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A primeira é amostral e inclui as escolas particulares e a segunda é censitária para as séries avaliadas nas escolas públicas do Ensino Fundamental.

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Ambas avaliam o rendimento, mas a segunda inclui as escolas particulares.

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Ambas avaliam todas as crianças, mas a primeira é censitária

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Ambas são amostrais, mas na Prova Brasil se aplicam questionários complementares.


Questão: 45 / QT-402499
Ano: 2013
Banca: FGV
Órgão: TJ-AM
Cargo: Analista Judiciário - Pedagogia
Disciplina: Pedagogia
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB é um indicador que combina o desempenho médio em Língua Portuguesa e em Matemática na Prova Brasil com o tempo médio de conclusão da correspondente etapa escolar. Este indicador foi criado para acompanhar a evolução da educação para todo o Brasil, de acordo com o Art. 9º da LDB/1996. A existência de um indicador com esta característica pode ser considerada um marco na política educacional uma vez que

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indica qualidade a partir dos dois principais problemas da educação no Brasil: aprendizagem e fluxo

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facilita a implementação de políticas de aprovação automática

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estimula que as escolas reprovem mais alunos, para garantir seu aprendizado

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valoriza o aprendizado por meio do desempenho médio

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valoriza os alunos por meio de seu desempenho individual



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